Nossa História


Tempo de leitura: 2 minutos

As origens do CNCLP datam do início de 2019, quando vivíamos uma das conjunturas políticas mais difíceis em nosso país, com a presidenta Dilma Roussef tendo sofrido impeachment em 2016, e o encarceramento do presidente Lula tendo se dado em 2018, pela chamada Operação Lava Jato.

Em janeiro de 2019, um grupo de pessoas cegas de todo país organizou-se no grupo de WhatsApp (Cegos por Lula Livre”, para planejar sua ida à Vigília de Curitiba. Demonstrando seu poder de organização e ação, o grupo confeccionou sua primeira peça de campanha, a Camiseta “Cegos por Lula Livre”, e, programou sua participação na vigília para o dia 30 de março.

Em 14 de março, Joana Belarmino foi convidada para uma entrevista com o jornalista William de Luca, na tv 247, e, na mesma semana, recebeu do presidente Lula, uma carta dirigida ao jornalista, onde testemunhava haver assistido ao programa e fazia elogios à ação do grupo.

(Confira a íntegra da entrevista aqui).

E Chegou o Dia da Vigília

Nossa participação na Vigília do dia 30 de março em Curitiba foi um acontecimento pleno de emoções, de interação com todos os grupos ali presentes, com destaque para um grupo de indígenas que apresentou danças e canções de extrema beleza.

Música, roda de conversas, fizeram parte de nossas ações em Curitiba, mas o ponto alto da programação foi o lançamento da carta “Cegos por Lula Livre”, nos formatos impresso em tinta e em braille, além da mesma gravada em vídeo, com audiodescrição e Libras, encaminhada ao presidente Lula, conjuntamente com a nossa camiseta.

(Veja nossa carta na integra na sessão #Documentos). Com a revogação da prisão do presidente Lula, e posteriormente a oficialização da sua candidatura, nosso grupo mudou sua rubrica para “Cegos por Lula Presidente”, organizando-se em seguida, na esteira dos Comitês Populares em campanha, sob a rubrica, “Comitê Nacional Cegos por Lula Presidente”.

E fizemos campanha arrojada para chegarmos até aqui. As principais ações envolveram: criação da camiseta de campanha; participação em atividades de campanha com a presença ou não do presidente Lula; realização de duas lives de campanha através do canal do YouTube do #MundoCegal.

Hoje o CNCLP integra o fórum permanente de comitês de pessoas com deficiência física, auditiva e visual. Conta com reconhecimento junto à organização dos comitês populares de apoio ao governo Lula e caminha para consolidar-se na área da formação e da conscientização de um maior número de pessoas e coletivos com deficiência.